Ensino médio
Como etapa final da Educação Básica, no Ensino Médio o jovem deve, mais do que dominar conteúdos, aprender a se relacionar com o conhecimento de forma ativa, construtiva e criadora. Para isso, o currículo do Ensino Médio está baseado nos seguintes princípios pedagógicos: identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade e contextualização.
É planejado em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas dos alunos. A escola e o professor são considerados os responsáveis pela organização de situações que permitam aos alunos estabelecer uma relação proveitosa e agradável com o conhecimento.
Perseguindo esse propósito e visando superar a dicotomia entre conhecimento geral e específico, entre ciência e técnica na construção do conhecimento, O Educandário Modelo promove diversos momentos de formação e estudo, desenvolvidos pelas equipes da Instituição, desencadeando ações para que a cultura técnica e a geral sejam incorporadas plenamente pelos alunos e pelos educadores, tendo em vista a melhoria das condições de ensino e aprendizagem.
Assim, os alunos adquirem as condições necessárias para fazer suas escolhas, prosseguindo os estudos nos cursos de nível superior, além de contar com possibilidades de inserção no mercado de trabalho.